Perguntas e Respostas Frequentes

O que é o Projeto Sou PG?

A marca Sou PG – Souvenir Criativo, inspirado no Projeto Sou Curitiba, nasceu do Projeto Sou PG que é um projeto de economia criativa que gera souvenirs inovadores que representem a cidade e promove produtores locais de Ponta Grossa- PR.

O projeto é uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Turismo, SEBRAE/PR e demais entidades e secretarias parceiras, como: Secretaria Municipal de Industria, Comércio e Qualificação Profissional, Secretaria Municipal de Cultura, Departamento de Marketing e Publicidade da Secretaria Municipal de Governo, Agência de Inovação (Vale dos Trilhos), Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, ADETUR, UEPG – Dep. Turismo, COMTUR (Casa do Artesão), Sesc Estação Saudade e Iracê Turismo.

A 1º edição do projeto realizou-se em fevereiro deste ano (2023), onde foram 52 criativos inscritos, 26 selecionados e 21 qualificados nas diversas etapas de workshops e consultorias oferecidas na área de design, sobre as tendências no mercado e de produtos existentes, imersão turística sobre a cidade e seus atrativos, custos e formação de preço de venda e mentoria financeira. Foram 49 produtos apresentados para curadoria, sendo 39 selecionados.

Mais informações: @projetosoupg

Onde encontro os souvenirs do Sou PG?

Os produtos criados com o contato do responsável está disponível online nos links: https://turismo.pontagrossa.pr.gov.br/programa-soupg/ e

https://www.pontagrossaturistica.com/guias-e-informacoes

O que é o Projeto Conhecendo PG?

É um Projeto social e gratuito que tem como objetivo estimular o pontagrossense a conhecer os atrativos turísticos da cidade e divulgá-los, atendendo principalmente escolas municipais e estaduais, associações e entidades de classe.

Está aberto a agenda do Projeto Conhecendo PG em 2023?

O Projeto Conhecendo PG está desativado no momento por falta de empresa parceira para transporte dos participantes.

Onde posso encontrar souvenirs de Ponta Grossa?

Há souvenirs na Casa do Artesão, localizada junto a Concha Acústica da Praça Barão do Rio Branco, que funciona de segunda a sexta-feira das 9hs às 17hs e no sábado das 9hs a 13h. Também há os souvenirs do Projeto Sou PG e em atrativos turísticos da cidade.

O que é Cadastur?

Cadastur é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo no Brasil do Ministério do Turismo, que tem como finalidade promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos. O cadastro é gratuito e é feito para todos que ainda não possuem e para renovação de quem está com seu cadastro vencido. É válido por dois anos no caso das pessoas jurídicas, e cinco anos para os guias de turismo.

Há diversas vantagens e oportunidades de negócios aos cadastrados tais como: incentivo aos programas e projetos do Governo Federal, participação em programas de qualificação, acesso aos financiamentos aos bancos oficiais, participação no Programa Paraná Pay, apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo, visibilidade no site do Cadastur e cadastro municipal de turismo.

Para quem o Cadastur é obrigatório?

Meios de Hospedagem (albergue, condo-hotel, flat, hotel urbano, hotel de selva, hotel fazenda, hotel histórico, pousada, resort e cama & café); Agências de Turismo; Transportadoras Turísticas; Organizadoras de Eventos; Parques Temáticos; Acampamentos Turísticos e Guias de Turismo.

Em caráter opcional, também podem se cadastrar:

Restaurante, Cafeteria, Bar e Similares; Centro de Convenções; Parques Aquáticos e Empreendimento de Lazer; Prestador Especializado em Segmentos Turísticos; Locadora de Veículos para Turistas; Casa de Espetáculo e Equipamento de Animação Turística; Empreendimento de Apoio ao Turismo Náutico ou à Pesca Desportiva e Prestador de Infraestrutura para Eventos.

Como faço o cadastro no Cadastur?

Acessar : https://cadastur.turismo.gov.br/, verificar os dados solicitados no site, clicando no item Sou Prestador, depois como me cadastrar de acordo com o seu empreendimento e fazer o login.

1) Acesse o sistema com sua conta GOV.BR; 2) Preencha o formulário eletrônico de cadastro referente a sua atividade; 3) Assine o Termo de Responsabilidade Eletrônico; 4) Envie! Após a análise da solicitação, seu cadastro será homologado e seu CERTIFICADO disponibilizado em até 5 dias úteis, se estiver de acordo com a legislação.

Em caso de dúvidas, estamos a disposição ou se preferir procurar a Paraná Turismo, telefone (41) 3304-7089, ou pelo e-mail: cadastur@turismo.pr.gov.br

Secretaria Municipal de Turismo
Pular para o conteúdo Secured By miniOrange